Agência Experimental encerra curso "Projetos Culturais Comunitários: políticas, ferramentas e gestão"

A Agência Experimental encerrou, nesta segunda, 6 de dezembro, o curso Projetos Culturais Comunitários: políticas, ferramentas e gestão. O curso, que teve início no dia 8 de novembro, levou para a Faculdade de Comunicação (Facom), discussões acerca do processo de elaboração, implementação e direcionamento de projetos culturais comunitários. André Araújo, produtor cultural e idealizador da iniciativa, ficou com a função de concluir os debates propostos durante o período das aulas. No último dia, a temática abordada foi “Orçamento, acompanhamento financeiro e avaliação de resultados”. Segundo André, quando se trata de orçamento, a dica é dimensionar tudo com antecedência. “O mais difícil do orçamento é dimensionar, de fato, tudo o que você vai precisar para executar o projeto”, afirmou. Ele falou também sobre os indicadores de impacto e resultados. Em relação à avaliação dos projetos, etapa fundamental da atividade, o palestrante enfatizou a importância de fazer uma avaliação processual de todas as ações executadas. Depois de sua explanação, André propôs uma atividade prática: os participantes foram divididos em equipes e tiveram que simular todas as etapas de produção de um projeto cultural. Os resultados da proposta foram apresentados para toda a turma, para que cada equipe pudesse trocar informações e contribuir no trabalho uma das outras.


As pessoas que participaram do curso aprovaram a ação da Agência Experimental, mas também fizeram sugestões para melhorar os próximos seminários da instância. “A iniciativa é inovadora na Facom”, reconheceu Verônica Lima, 28 anos, estudante do 6º semestre de Produção Cultural da instituição. O estudante do 1º semestre de Letras Vernáculas da UFBA, Davi Félix, 23 anos, ficou satisfeito com os temas abordados no curso. “Eu achei o curso bom para o que eu queria, que era justamente aprender mais sobre projetos culturais comunitários”.  Já a psicóloga Érica Almeida, 26 anos, que afirma ter gostado do curso, disse que sentiu falta de didática em alguns palestrantes. “Percebi que alguns palestrantes não tinham didática. Acho que a Agência Experimental deve atentar para isso nos próximos cursos”. Outra crítica apontada por uma das participantes se referiu à organização. “Eu gostei muito do curso, mas acho que na véspera de cada aula nós deveríamos ser informados sobre quem seria o palestrante”, pontuou Milana Oliveira, 24 anos, professora de teatro. Maria Cicilha Primo, 26 anos, estudante de Marketing da FIB (Faculdades Integradas da Bahia) disse que o curso era o que ela estava buscando. “O curso superou as minhas expectativas. Quando ficar sabendo de outros, certamente, vou me inscrever”. A artista plástica Lília Bastos, 25 anos, endossa o que Maria Cicilha falou e afirma: “Eu aprendi muita coisa que nem imaginava que deveria ser feito num projeto cultural”. Para a jornalista Ana Paula Nobre, 27 anos, o ponto positivo do curso se deu pela rotatividade dos palestrantes. “Eu achei que foi genial a sacada de colocar um professor por tema. Dessa forma, o curso não ficou cansativo” elogia. Depois da avaliação geral, todos os envolvidos no projeto participaram de uma divertida confraternização.


A Agência Experimental em Comunicação e Cultura da UFBA agradece a todos os participantes do curso Projetos Culturais Comunitários: políticas, ferramentas e gestão. O objetivo maior da instância foi alcançado: fomentar o debate sobre políticas culturais e estabelecer um diálogo entre a universidade e o seu entorno social. Os certificados dos participantes serão disponibilizados no 1º semestre de 2011. Porém, quem tiver urgência em receber o documento, basta entrar em contato com a instância através do e-mail: agencia.ufba@gmail.com. Até os próximos cursos!

Um comentário

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s