O pesquisador-morador do subúrbio

foto: Marco Illuminati

 José Eduardo Ferreira Santos é pesquisador e morador de Novos Alagados. É formado e pedagogia, fez mestrado em psicologia e no seu doutorado, em saúde coletiva, estudou as repercussões de homicídios em jovens da periferia. Por influência do sociólogo Gey Espinheira, José Eduardo passou a investigar a beleza da periferia.

Ao lado de Marco Illuminati, fotógrafo, José Eduardo começou a fazer um trabalho etongráfico, com entrevistas, diários de campo e também visual. Eles descobriram escultores, músicos, artistas plásticos de lugares como Periperi, Escada, Plataforma, Alto do Cabrito, entre outros. Como produto dessa pesquisa, foi feito um site e será montada uma exposição fotográfica e, se conseguirem patrocínio, haverá a publicação de dois livros.

José Eduardo é pesquisador e morador do subúrbio, e estuda os artistas invisíveis, os artistas esquecidos. Em 15 anos de pesquisa em Novos Alagados, apesar do crescimento da violência, em entrevista à revista Muito, ele destaca o crescimento da área cultural, com a abertura do Centro Cultural Plataforma. José Eduardo defende que, contra a violência, a beleza precisa reinar.

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s