Professor José Eduardo, criador do Acervo da Laje, lança livros em Salvador

Para quem gosta de temas relacionados à cultura brasileira, seja arte, religião, história ou música popular, foram lançados na tarde do último sábado (29/06/2013) no Subúrbio Ferroviário de Salvador, os livros: A nascente da Beleza e Faixas Assombrosas, ambos do autor José Eduardo Ferreira Santos.

Mais conhecido como professor José Eduardo, ele conta que a ideia de escrever os livros surgiu a partir de uma viagem feita em 2004 à Itália, no qual se encontrou com um grande amigo chamado Luigi Giussani, que com sabedoria, o pediu que cuidasse com carinho da cultura de seu país. Em seu regresso ao Brasil, começou a escrever vários manuscritos que posteriormente se transformariam nessas duas obras literárias.

IMG_1962

A partir do seu gosto pela cultura popular e também por música, surgiram duas obras fantásticas. A Nascente da Beleza é na verdade um convite a percorrer algumas manifestações de beleza do povo brasileiro através da musica, religiosidade, arte e história e Faixas Assombrosas: retrata a nascente da beleza nas canções populares – e se destaca pelo mapeamento musical de canções que despertaram no professor José Eduardo sentimentos e desejos.

Além do lançamento dos livros, os convidados foram presenteados com uma exposição composta de três artistas: Zaca Oliveira (Projeto Musas), Perinho Santana, que além de artista plástico é poeta e Simone Santos. Todos possuem uma relação de amizade muito grande com professor José Eduardo.

O lançamento não poderia ter acontecido em outro lugar se não em Novos Alagados, bairro onde o professor cresceu e mora até hoje.


IMG_1966

O Autor

José Eduardo é formado em pedagogia (Ucsal), Psicologia (UFBA), doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, Pós – Doutorando em Cultura Contemporânea (PACC – UFRJ) e idealizador do projeto “Acervo da Laje”, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde reúne centenas de obras artísticas e históricas.

IMG_1983

Por: Luciana Souza

Fotos: Raylana Santos

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s