Integrantes da AECC realizam visita ao Distrito de ACUPE

Na sexta feira (12/07), os integrantes da AECC- Agência Experimental em Comunicação e Cultura, Laís Lopes, Renato Almeida e Ítalo Nunes, acompanharam o grupo da ACCS- Memória Audiovisual e Identidades, liderado pelo professor José Roberto Severino, até o Distrito de Acupe (Distrito de Santo Amaro). Os objetivos da visita nesse dia eram: realizar a oficina de fotografia com os estudantes da escola Castro Alves, e entrevistar Dona Joanice, uma das incentivadoras do grupo “Raízes de Acupe”.

Alguns estudantes ficaram para auxiliar o professor Rodrigo Rossoni na oficina de fotografia, enquanto outros acompanharam o professor José Severino para as visitas e entrevistas.

Ainda na escola Castro Alves, os estudantes foram apresentados às coordenadoras do projeto “Obras Assistenciais Comunitárias da Vila de Acupe”, composto pelo “Telecentro”, espaço aberto à população para realização de pesquisas e acesso livre a internet, e o Centro Cultural, onde se localiza o Cine Clube. Outro local também visitado foi à biblioteca Anna Sirone, espaço no qual há um grande acervo de livros e revistas que são disponibilizados para crianças, jovens e adultos, e que foi construída pelos esforços da própria comunidade. A rádio “Nova Esperança”, localizada no mesmo prédio da biblioteca, se configura como um local no qual a comunidade tem livre acesso para manifestar sua opinião e denunciar descasos relacionados às condições da cidade.

Os alunos, juntamente com o professor José Roberto Severino e integrantes do Coletivo Audiovisual, visitaram cada uma das instalações citadas anteriormente, juntamente com as representantes do projeto. A parte da tarde foi preenchida pela visita à casa de Dona Joanice, integrante do grupo de samba “Raízes de Acupe”. A sambadeira contou sobre a sua forte relação com o samba, e experiências de vida que contagiaram e encantaram todos aqueles que acompanharam os relatos.

Através do relato inspirador de Dona Joanice, foi possível perceber a importância e força da mulher na sociedade, no sentido de conquista do seu espaço, quebra de paradigmas e preconceitos. É importante ressaltar a preocupação dos promovedores da cultura em Acupe em fazer com que as pessoas da cidade se apropriem do local onde vivem, aproveitando os projetos que são oferecidos para a comunidade.

1003147_424385611008118_1722169663_n

Por: Lais Lopes

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s