Projeto Bairro-Escola Rio Vermelho na Praça diversifica a programação cultural da Cidade

Praça Pôr do Sol/ SESI Rio Vermelho se transforma em sala de aula e atrai jovens, trabalhadores e moradores do bairro.

rv3

No sábado (17/08), aconteceu o projeto Bairro-Escola Rio Vermelho na Praça juntamente com os Canteiros Coletivos, na Praça Pôr do Sol/ SESI Rio Vermelho. O projeto foi criado pela “Cipó Comunicação Interativa” em conjunto com o Instituto Inspirare, surgindo de uma experiência da Escola Aprendiz de São Paulo, realizada inicialmente no bairro de Vila Madalena. O intuito do projeto é transformar o bairro do Rio Vermelho em uma sala de aula, através do contato e da troca diversificada entre os alunos, moradores, trabalhadores e frequentadores do local, fazendo com que crianças, jovens e adultos desenvolvam um saber diferente, fora do nicho acadêmico, o que automaticamente estimula o pensar e o senso crítico dos estudantes.

rv6

rv7

“Sete escolas públicas do bairro do Rio Vermelho participam do projeto. Os idealizadores pretendem expandir o projeto por demais bairros de Salvador. As escolas que fazem parte do projeto criarão um núcleo de comunicação que contará com uma rádio escolar e um jornal para que os alunos possam desenvolver nesses meios as atividades realizadas pelo projeto”, frisou Fernanda Pimenta, que faz parte da equipe da Cipó Comunicação Interativa.

rv2

rv4

Na Praça Pôr do Sol, aconteceu a feira de orgânicos, oficinas de toy-art, bordado, artesanato, xadrez, percussão, bonecos, bichinho de frutas e pintura em painéis, além de troca de livros, personalização de copos de iogurte, recuperação de canteiros, meditação e grupos musicais os quais prosseguiram com o encerramento da feira de atividades culturais no SESI.

Estudantes do Colégio Antônio Vieira também marcaram presença no local interagindo com as atividades do evento, além de executarem, por meio de entrevistas, uma pesquisa sobre mais opções de lazer em Salvador e de que forma se pode melhorar, tarefa esta relacionada a um projeto de uma disciplina do colégio. Criaram um blog referente a esse projeto e divulgaram através de cartazes que foram expostos durante as atividades na praça.

rv8

No decorrer do evento, foi assinada a carta de princípios do Bairro- Escola Rio Vermelho que é um termo de comprometimento com a iniciativa dos objetivos do projeto o que inclui a construção de um bairro melhor.

Por: Déka Marinho

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s