Blocos Afros e Afoxés se encontram no Largo Quincas Berro D’Água no Pelourinho na noite de quinta-feira (22/08)

As quintas-feiras de Agosto e Setembro serão marcadas pelo projeto de ensaios dos Blocos Afros e Afoxés no Largo Quincas Berro D’Água no Pelourinho.

Por: Déka Marinho

Os ensaios dos Afros e Afoxés teve início na quinta-feira (22/08) no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, às 19hs. Essa é 3ª edição, agregando agora também o seguimento Afro, pois nas edições anteriores contou somente com a presença dos Afoxés, trazendo assim uma diversidade de outro seguimento da cultura de matriz africana que não deveria ser deixada de lado.

O objetivo do projeto é proporcionar visibilidade às entidades, que contém mais de cem blocos e associações sem fins lucrativos, portanto precisam de incentivo cultural. Essas entidades possuem uma abrangência em quase toda Salvador e região Metropolitana. Seis blocos Afros e seis Afoxés participam do projeto e cada um deles tem sua comunidade de origem.

“O projeto profissionaliza gestores para atuar com relação a palco, shows, apresentações em público e como costureiras e levam todo o núcleo de profissionais aos locais de apresentações. Isso faz com que eles possam interagir com uma cultura que não tem acesso e mostrar toda a problemática dessas comunidades para pessoas que não possuem o convívio com a realidade das mesmas (comunidades), principalmente em um local como o Pelourinho que é um dos centros culturais de Salvador mais vistos. O intuito é abrir um leque para essas comunidades alcançarem auto estima, se destacarem e crescerem.”, ressalta Iracema, Presidente do Afoxé Kambalagwanze.

A FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia) financia totalmente o projeto através de editais e disponibilizam também uma assessoria de imprensa. Contudo, o projeto possui sua própria assessoria a qual coloca a mídia digital à serviço e procuram aprimorar na produção para transmitir um cunho de visibilidade real.

Rose Mafalda, Presidente do Bloco Afro Ginga do Negro conclui: “Referente a edições posteriores, queremos abraçar cada vez mais uma diversidade de seguimentos mesclando as matrizes africanas”.

Na noite do dia 22 de Agosto, a apresentação foi por conta do Afoxé Laroyê e do Afro CHABISC. O evento terá continuidade todas as quintas até o dia 25/09.

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s