Teatro de rua, palhaçaria e música erudita marcam o início do 9º Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia.

Festival teve início na sexta-feira (11), e passará por Maragogipe e Conceição do Almeida, com finalização na Praça Municipal, em 21 de outubro.

 1379265_10200180335466196_1057412393_n

Por: Lizandra Santana

Na última sexta-feira (11), ocorreram as apresentações iniciais do 9º Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, que aconteceu na Avenida Porto dos Tainheiros, na Ribeira, com programação gratuita. Artistas da Europa, África e Américas se apresentaram durante três dias, no meio da rua, e atraíram um público diversificado.

No primeiro dia do evento, que teve início às 19h, houve a apresentação do Homem Banda, Bernard M. Snyder, que toca bateria com os pés, violão com as mãos e gaita com a boca e já passou por praças de 33 países diferentes.  Os garotos do Concerto de Rua, grupo composto por um violão, uma viola erudita e um violoncelo, levou a música erudita à Praça da Ribeira. Além disso, a dupla de palhaços composta por um chileno e uma argentina, “Talarin com Banana”, foi um dos grupos a se apresentar durante a noite.

1385184_10200216947541475_1413207634_n

Palhaço Biancorino- Selma Santos Produções

 

Já no segundo dia (12), no final da tarde do dia das crianças, houve apresentações de diversos grupos culturais, dentre eles, o dançarino americano Tyler Knowlin, que logo no início da noite apresentou seu sapateado, deixando as crianças que lá estavam hipnotizadas pelo som que dele saía. Logo após, Alexandre Luís Casali, artista que deu vida ao palhaço “Biancorino”, conquistou e divertiu o público com suas piadas. O artista, que é também coautor da peça “O sapato do meu tio” provocou o riso de crianças, jovens e adultos, agradando o público diversificado e multicultural.

Já no final da Avenida, a banda Tanga Elektra, formada pelos irmãos alemães David e Elias, apresentavam, sentados no chão, um tipo de música experimental utilizando um violino, três “mini atabaques” e o mais incrível, tiravam som também de uma simples mala. Os garotos envolveram e agitaram o público que os assistia e ao final da apresentação, arrancaram aplausos de todos. Para encerrar o dia, houve a apresentação da artista baiana Juliana Ribeiro com o grupo Barlavento.

1381507_10200216888900009_1864291725_n

Cantora Juliana Ribeiro- Selma Santos Produções

 

No terceiro dia do evento (13), o público compareceu com fervor. Em clima de despedida, os músicos da “Tanga Elektra” convocaram os espectadores a cantar uma música improvisada, com o refrão que dizia “eu não falo português, tudo bom, tudo bem”. Em outro ponto, o artista Tony Fratello entreteve principalmente as crianças, ao fazer malabarismos, brincar com o fogo e andar numa “mini bicicleta”. Andando mais um pouco, o Mago Mustafá, vindo diretamente de “Punta del Leste”, colocava toda a sua alegria em seu espetáculo, e assim divertia o público.

A produção do evento ficou por conta da Produtora Selma Santos, que atua há mais de 20 anos na área de Produção Cultural. A produtora é famosa em Salvador pelos eventos culturais realizados, dentre eles o Festival Internacional que está em sua 9ª Edição, que abarca uma programação plural, provando que a cidade tem espaço e público para receber artistas independentes, sejam eles brasileiros ou internacionais.

O evento também foi uma ótima pedida principalmente para o morador local, que se queixa da falta de uma programação cultural diversificada na Cidade Baixa. O Festival continua nos dias 15 e 16 em Maragojipe, dias 18 e 19 em Conceição do Almeida, e finaliza as atividades dia 21, na Praça Municipal, com a Orquestra de Rua.

Vale muito à pena conferir.

 

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s