Agenciadoras relatam experiência no Musas- Museu de Street Art de Salvador

100_0078

Por Luciana Souza, Lais Lopes e Lorena Correia

Em agosto foi realizado o mapeamento do grupo artístico Musas (Museu de Street Art de Salvador), a fim de saber a história do grupo e quais projetos mais realizam em Salvador. Estabelecido na comunidade Solar do Unhão, o Musas surgiu há dois anos de forma independente e recebe pessoas de vários locais do Brasil e até do mundo.

1422906_474127902707445_1801077460_n

Atualmente, o grupo é composto por seis integrantes e realizam certo “intercâmbio artístico”, em que pessoas de outros estados passam uma temporada em Salvador. O principal objetivo deles é levar cultura e arte para a cidade, através de intervenções, palestras e outras atividades, com destaque ao grafite e a pintura em quadros e paredes. O intuito deles é possibilitar uma interação com a arte e levar iniciativas culturais que possam movimentar os bairros de Salvador.

1473979_474127819374120_236194682_n

O “Musas” age sem patrocínio ou apoio de outrem, pois seus componentes não querem ser “comandados”, desejam fazer o que sabem e gostam, sem ordens de chefes. Para os integrantes do movimento é mais fácil trabalhar assim, sem ter regras pré-determinadas, eles sabem que um apoio seria importante, no entanto sempre os recusa.

O grupo é mantido através de remunerações obtidas por seus trabalhos artísticos. Júlio Costa, um dos coordenadores do Musas, relatou que o que eles pretendem é mudar a concepção das pessoas em relação ao lugar onde vivem.

Novos projetos estão sendo pensados, pois o que não falta em salvador são comunidades que precisam do auxilio do Coletivo. Eles querem transformar os locais periféricos em “células vivas”, para que possam continuar de forma independente sem a presença deles, possibilitando assim, que o Coletivo vá ao encontro de outras comunidades.

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s