Segundo dia de gravações no terreiro Bate Folha: entrevista com anciãs da casa

O segundo dia de filmagens para o documentário de cem anos do terreiro Bate Folha ocorreu nessa quarta-feira (21). D. Rita, d. Edelzuita e d. Ivone  foram entrevistadas e falaram sobre suas experiências com o terreiro ao longo da vida.

IMG_0119.JPG
Dona Rita. Foto: Elisama Correia.

D. Rita, com 69 anos de idade, começou a frequentar o terreiro desde bebê. “Minha mãe me teve e logo depois do resguardo eu já estava aqui com ela”, conta. Entre todas as coisas que fez na vida, mudou-se para o Rio de Janeiro e depois para a Europa, onde foi junto com a companhia de dança Brasiliana (Rio de Janeiro), da qual fez parte. Ela nunca deixou de lado sua ancestralidade materializada na casa Bate Folha.

IMG_20160921_151749801 (1) (1).jpg
D. Edelzuita. Foto: Elisama Correia.

Também foi entrevistada d. Edelzuita, mais conhecida como Edeuza.  Atualmente com 82 anos, ela começou a frequentar o terreiro em 1954 e quatro anos depois ‘fez santo’. Desde então não parou de vir ao Bate Folha. “Aqui era casinha de taipa, […] a estradinha era de barro… Quando chovia era pé na lama, pé no barro”, conta sobre tempos mais antigos do terreiro.

IMG_20160921_154007478 (1).jpg
Gravação com d. Ivone. Foto: Elisama Correia.

A última entrevista do dia foi com d. Ivone, senhora de 62 anos. Ela chegou no Bate Folha através de uma filha de santo da casa que era sua vizinha e costumava fazer Festas de Caboclo. Em uma dessas festas, um caboclo mandou um recado, dizendo que d. Ivone deveria ser levada ao terreiro. E assim aconteceu. “Eu nem sabia que tinha que fazer santo nem nada”. No primeiro dia, talvez por pura sorte, a primeira pessoa que passou por ela foi aquela que é atualmente sua mãe de Santo. Desde então a sua vida mudou. “Hoje eu sou uma outra criatura, desde que fiz meu santo”, conta.

Mais uma vez a Agência Experimental contou com auxílio do grupo LabVídeo e as entrevistas foram mediadas por Midiã Noelle.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s