Prévia Jaé – Black and the future

 

No cenário do teatro Vila Velha tomamos os deuses da tragédia e da comédia por coadjuvantes para a história que Alan Costa nos contou. Sua história envolve toda a cor do movimento Afrofuturista e da pele de pessoas negras que, antes hipersexualizadas, agora apropriam-se da fala das bichas pretas. Bicha e preta, sim.

Alan é integrante do coletivo Afrobapho, que utiliza produções audiovisuais para compor mensagens contra o ódio e a discriminação. Ultimamente, o coletivo vem ganhando mais espaço na mídia e foi matéria na última edição da revista ELLE. O coletivo é subversivo. A estética adotada chama atenção. Nos clipes, os dançarinos vestem-se de forma transgressora, revelam seus corpos com diferentes materiais. Têm os cabelos tingidos, raspados. Então, preto não fica bem com qualquer cor? Não pode tingir o cabelo? Homem negro tem que ser o estereótipo do super macho? Não aqui. O coletivo retoma o termo “bicha preta” como um elogio. Porque é o que eles são.

Um dos clipes que nos chamou a atenção foi  gravado na Feira de São Joaquim. Os dançarinos rebolam em meio ao movimento da feira. Perguntamos se houve alguma hostilidade. “Não houve violência física. Só alguns gritos, xingamentos”. Ocupar esses espaços populares envolve riscos. O Brasil ainda apresenta a maior taxa de homicídios contra LGBTs. Mas performar em espaços públicos é uma reivindicação. Alan relata que Salvador agora passa por um processo de gentrificação, que impede o acesso da população a certos espaços. Antigos espaços onde eram realizados eventos do Afrobapho agora abrem apenas para um público mais elitizado. Por sorte, o banco no passeio público do Vila Velha ainda está disponível para conversas.

 

Por L. Costa

 

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s