Memória, Audiovisual e Patrimônio: algumas reflexões

No dia 20 de maio, a Agência Experimental participou da mesa de debate “Memória, Audiovisual e Patrimônio: algumas reflexões” do Congresso Virtual UFBA 2020. Além da Agência, representada pela agenciadora Fabiana Passos, o debate contou com a presença de Carla Maria, Alana Silva e Rodrigo Chagas, integrantes do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura).

O debate, mediado pelo professor Roberto Severino, trouxe reflexões abordadas no grupo de pesquisa “Memória e Identidade”, pensando o recurso audiovisual como estratégia para que se possa perpetuar o patrimônio cultural. “O futuro é a nossa ancestralidade”, afirma Alana ao falar de seu projeto de pesquisa ‘Porto da Lenha – Quem Nunca Viu Venha Ver’, que mapeia e documenta produções culturais em alguns pontos históricos da cidade baixa. 

Dentre as questões apresentadas, Carla fala da importância do projeto audiovisual-  produzido em parceria com a AECC – no Terreiro Bate Folha, que completou 100 anos em 2016. Além de ter sido um momento comemorativo, se pode relembrar e eternizar memórias. “Recordar, do latim ‘re-cordis’, significa tornar a passar pelo coração” parafraseado por Carla, citação de Eduardo Galeano.

Durante a mesa, foram abordadas várias dimensões dos desafios patrimoniais, uma delas foi a preservação audiovisual das tradições culturais em meios digitais, dando o enfoque a memória de forma pública. Os participantes trouxeram diferentes reflexões que ecoavam para além do futuro, com a narrativa de resistência da cultura imaterial, através do acesso e da preservação patrimonial.

Você pode conferir a Live completa abaixo:

Texto por Brenda Roberta e Fabiana Passos.

Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s